domingo, 15 de janeiro de 2012

PRAÇA MACKRINA MAROJA “SONHANDO MAIS UM SONHO”





O título desta postagem faz referência a um programa televisivo exibido aos domingos pela Rede Record de Televisão, onde apenas como a título de conhecimento é apresentado por Gugu Liberato. O quadro apresentado expõe as dificuldades de milhões de brasileiros que sonham em realizar uma reforma em sua moradia, para que assim possa viver minimamente como um  cidadão brasileiro. 
Agora posso até ouvir o seguinte questionamento: O que é que isso tem haver com a reinauguração da Praça? Analise você mesmo.
Por quantas das vezes não murmuramos e lamentamos sobre a ausência deste espaço público e logicamente nosso, que remonta em nossas lembranças desde a nossa infância. Quantas histórias, quantas lembranças. A forma irresponsável e arbitrária como se deu a destruição e a tentativa de reforma deste espaço tão importante, tanto histórico, quanto culturalmente para o povo araçagiense, leva-me a refletir por quanto tempo nossa população ficou privada de usufruir de uma área de lazer necessária para o nosso dia-a-dia localizando-se no coração de nossa cidade?
Não discuto a necessidade de uma melhora na estrutura da Praça, isso era óbvio, as deficiências eram públicas e notórias. Mas, venho a indignar-me pela forma desrespeitosa como foi conduzida esta obra.
Acredito ser sempre plausível deixar bem claro que tento ao máximo passar para os leitores, que neste texto não se faz necessário nenhuma opinião de cunho político, até porque, não faz parte de minha índole usar este espaço para tentar denegrir ou engrandecer a imagem de Político “A” ou Político “B”.
Não tenho a competência para julgar, nem apontar possíveis culpados. Não posso ser injusto com os meus princípios em falar que houve ma fé por parte de quem iniciou esta tentativa de reforma, ou afirmar que o prefeito subsequente foi negligente ao fazer o povo esperar tanto.  Nem muito menos agir com politicagem em afirmar que a nossa simples e humilde Araçagi não ficou mais bonita, nos enchendo de satisfação e orgulho com esta bela obra.
Cabe ao povo analisar os fatos por uma óptica crítica, diferente e justa, tanto com o outro, quanto com você mesmo.
Deixando bem claro que a nossa parcela da culpa também está lá, até porque, somos nós que escolhemos os representantes de nossa cidade. Homens ou Mulheres que pelo menos teoricamente tem a responsabilidade pelo desenvolvimento e bem-estar social do povo.
Político não faz favor. Político faz sua obrigação.
Afinal, tudo é uma questão de opinião.


Nenhum comentário: