sexta-feira, 3 de junho de 2011

Trauma só tem um cirurgião nesta sexta e coloca população em risco



Inaê Teles
Com informações da TV Cabo Branco

Um médico procurou uma equipe da TV Cabo Branco, que estava realizando uma reportagem no Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa, e disse que na manhã desta sexta-feira (3) só havia um cirurgião na unidade hospitalar. De acordo com um médico plantonista de outro setor, normalmente um plantão conta com um mínimo de quatro cirurgiões

O médico, que não quis se identificar, disse ainda que o cirurgião estava no bloco cirúrgico com um paciente vítima de tiros. Ele alertou para o perigo de um outro paciente chegar na unidade precisando de procedimento cirúrgico e não ter quem o realizasse.

A reportagem do Paraíba1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Trauma que informou que uma adolescente havia sofrido disparos de arma de fogo e estava sendo atendida pelo único cirurgião do plantão. A assessoria confirmou realmente que só há um cirurgião na manhã desta sexta.

O médico que fez a denúncia disse que possivelmente o cirurgião irá registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em alguma delegacia de João Pessoa, após o procedimento cirúrgico.

"É um número insuficiente", disse Roberto Magliano de Moraes, membro do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, sobre o Trauma dispor apenas de um médicos cirurgião no plantão desta sexta-feira. "Para um hospital no porte do Trauma era para ter pelo menos seis cirurgiões", finalizou.

O governador da Paraíba decretou situação de emergência no hospital de Emergência e Trauma Humberto Lucena. O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial (DO). No decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho na quinta-feira (2), ele reconhece as carências no sistema de atendimento do hospital e a obrigação do Governo do Estado em oferecer saúde pública de qualidade à população.


Nenhum comentário: